sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Filled Under: , ,

Como funciona o equipamento de uma banda

Banda Dicas Equipamento

Neste artigo, vamos entender como funciona um sistema básico de som, também conhecido como equipamento profissional de áudio, para que você possa montar seu próprio sistema em um clube, festa ou até ginásio de esportes.


Lugar para os shows

O primeiro passo é descobrir em que tipo de lugar você vai tocar. Assim, você pode comprar o equipamento necessário para o tipo de local de suas apresentações. Por exemplo, se você for tocar em clubes onde muitas bandas já tocam provavelmente já existirá equipamento disponível, como um sistema de PA, alto-falantes e uma mesa de som. Esta é a melhor situação. Tudo o que você precisa fazer é ligar o seu equipamento no sistema da casa. Você só precisa levar os seus instrumentos e alguns microfones. Se você se sentir inseguro, pode levar a sua própria mesa de som. Não é necessário, mas você terá mais controle.

Roman Candle toca no Local 506 em Chapel Hill, Carolina da Norte

Se você vai tocar em teatros e/ou ginásios esportivos em escolas, provavelmente estes locais já têm um equipamento instalado também, mas se você for tocar em festas, clubes ou ginásios que não têm equipamento, você precisa montar o seu sistema de som. 


Festas e pequenos clubes

Vamos supor que a sua banda tenha cinco membros:

guitarra solo - o guitarrista tem a sua própria guitarra e amplificador;
baixo - o baixista possui instrumento e amplificador próprios;
bateria - o baterista tem um instrumento próprio;
teclado - o tecladista tem um teclado e um amplificador;
vocalista - o cantor tem o seu próprio microfone e amplificador.

Além disso, dois outros componentes podem fazer backing vocals.

Quando você estiver ensaiando, esse equipamento é tudo o que você precisa. Com ele, você pode tocar em uma garagem.

Este mesmo equipamento pode ser suficiente para uma festa ou um clube pequeno. Tudo depende do tamanho dos amplificadores que você possui. Se são unidades de 10 ou 15 watts, elas podem ser insuficientes para sonorizar um espaço maior do que uma garagem, especialmente se este espaço estiver cheio de pessoas conversando. Já um amplificador de 30 ou 60 watts pode ser ideal para a maioria dos lugares. 


O equipamento que você provavelmente não tem é uma mesa de som e microfones para os backing vocals. No ensaio, você pode até não prestar atenção nos backing vocals, mas durante o show, eles são muito importantes.

A melhor maneira de acertar os backing vocals é comprar uma mesa de som com quatro canais. Com esta mesa de som, você pode mixar os backing vocals e o vocal principal que também será reproduzido no amplificador do vocalista. Então, adicione à sua lista de compras os microfones para os backing vocals, cabos de microfone e pedestais. Mas, se você pretende tocar em lugares maiores, continue lendo. 


Ginásios de escolas 

O seu amplificador não é suficiente para fazer um show em um ginásio esportivo, principalmente se existem mais de 500 pessoas dançando e gritando no local. Para este tipo de situação, você precisa de um sistema de PA e uma mesa de som para mixar todos os sinais que serão amplificados. Se você não tiver dinheiro suficiente para comprar tudo isso, você pode alugar o equipamento, pelo menos até conseguir fechar mais datas de shows. Se você estiver pronto para fazer as compras, procure por lojas de instrumentos usados e sites de leilão. Geralmente, os preços são muito menores.


Para criar um sistema de som para um ginásio, você precisa microfonar tudo ou, então, ligar os instrumentos em linha. Por exemplo:
  • você pode microfonar o amplificador do guitarrista ou passar o sinal da guitarra por um simulador de amplificador e para a mesa de som;
  • você pode microfonar o amplificador do baixista ou utilizar um direct box ou simulador de amplificador;
  • o teclado pode ser ligado diretamente na mesa de som;
  • você pode microfonar as peças de bateria ou ligar uma bateria eletrônica em um canal da mesa de som;
  • você microfonar a voz dos cantores.

Se você tiver 4 instrumentos e 3 vocalistas, será necessária uma mesa de som com 8 canais.

A mesa envia o sinal para um amplificador. Para um local do tamanho de um ginásio de esportes, você precisa de pelo menos 100 watts. Agora você precisa de alto-falantes de PA que podem reproduzir a potência que o amplificador fornece. Dependendo do tipo de alto-falantes, você pode precisar de pedestais também.

Além disso, você vai precisar de alto-falantes de retorno (monitores) no palco. A sua mesa provavelmente tem uma saída para monitores, então você precisa de um amplificador de monitores e vários alto-falantes.

O equipamento total seria mais ou menos assim:
  • uma mesa de som de 8 ou 12 canais
  • um amplificador para o PA
  • um amplificador para o monitor
  • alto-falantes para o PA
  • pedestais para os alto-falantes
  • alto-falantes de retorno (monitores)
  • cabos para os alto-falantes e para os monitores
  • três a sete microfones
  • pedestais de microfone
  • cabos de microfone
  • cabos de energia e extensões
  • uma van para carregar todas estas coisas

Clubes equipados

Mesmo que você esteja tocando em um clube grande que tenha a sua própria mesa de som e alto-falantes, você deve levar o seu próprio equipamento.

Por exemplo, muitas bandas trazem seus próprios microfones, cabos, pedestais e mesas de som com 8 ou 12 canais. A banda liga todos os microfones na sua própria mesa, depois mixa os volumes e envia o sinal mixado para a mesa de som do clube. Desta forma, a própria banda controla o sinal ao invés de confiar em alguém do clube para fazer isso. Isto também simplifica as coisas se o clube não tiver um operador de som. Você não precisa aprender a usar a mesa do clube, já que você só vai utilizar um único canal. 


Se você quer microfonar os amplificadores, leve os microfones. Se você utiliza simuladores de amplificadores ou direct box, pode ligá-los na mesa de som. 


A mesa de som 

Em todos os 3 cenários, a banda precisa de uma mesa de som. Vamos conhecer algumas funções de uma mesa de som. A mesa Peavey RQ 200. Esta mesa analógica tem 6 canais e é muito simples.

Toda mesa de som tem os seguintes recursos:
  • a possibilidade de lidar com 2 ou mais sinais e mixá-los (esta é a funcionalidade multi-canal essencial da mesa de som). Se ela lidasse com apenas um canal, seria chamada de equalizador ou pré-amplificador. Geralmente, a mesa de som tem uma entrada XLR para cada canal, mas também pode ter entradas RCA e P10. Cada canal pode ser mono ou estéreo, dependendo da mesa. No painel desta, existe um fader que controla o volume do canal que você está mixando. A mesa Peavey RQ 200 tem 6 canais;
  • a possibilidade de enviar um sinal mixado, conhecido como main output para o amplificador. Algumas mesas têm amplificadores embutidos. Mas a maioria das mesas precisa de um amplificador externo;
  • a possibilidade de criar uma mixagem independente para os monitores - normalmente, existe um botão em cada canal para acertar o nível do monitor para cada canal. A saída monitor out da mesa se conecta ao amplificador do monitor;
  • algumas mesas tem algum tipo de equalização para o canal (EQ) - a mesa Peavey 200 tem um controle de ganho para freqüências agudas ou graves. Você pode atenuar ou acentuar frequências acima de 10 KHz e abaixo de 70 KHz.


A maioria das mesas pode:
  • adicionar efeitos, como reverbs;
  • gerar sinal estéreo a partir de entradas mono - você pode ajustar a "posição" de cada canal através do PAN;
  • fornecer energia phantom (48 volts) necessária para alguns microfones.

As mesas mais sofisticadas têm outras funções adicionais. Você pode encontrar mesas que têm duas ou mais saídas auxiliares e você pode mixar o sinal de maneira diferente para essas saídas. As mesas digitais podem gerar sinal digital.


Livros relacionados

Professional Microphone Techniques por David M. Huber e Philip Williams
Live Sound Reinforcement: A Comprehensive Guide to P.A. and Music por Scott Hunter Stark
The Live Sound Manual: Getting Great Sound at Every Gig por Ben Duncan, editora Hal Leonard Publishing Corporation
Sound Check: The Basics of Sound and Sound Systems por Tony Moscal
Basic Mixers por Paul White
Basic Microphones por Paul White
Basic Live Sound por Paul White


Comprando equipamento 

Existem milhares de modelos de equipamento de som profissional. A quantidade de informação é muito grande. Para administrar toda essa informação, tente fazer o seguinte:
  • leia livros ou revistas sobre o assunto;
  • converse com outros músicos ou se ofereça para montar o equipamento de uma outra banda;
  • compre um equipamento usado e barato e descubra o que você gosta e o que você não gosta.

Sempre procure equipamentos em lojas de instrumentos usados e leilões eletrônicos. Os preços são muito mais acessíveis. Confira os links na próxima seção para mais informações. 


Autor: Marshall Brain

Fonte: howstuffworks.com

 

Nossa missão é oferecer efeitos de qualidade ao guitarrista brasileiro.

Copyright © PedalHandmade™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.