domingo, 30 de outubro de 2016

Filled Under: ,

Cuide bem do seu Vinil!

Disco Vintage

Se você coleciona discos de vinis, ou é simplesmente um simpatizante dos adoráveis Long Plays, já sabe que os nossos queridos amigos sonoros merecem uma atenção toda especial para que continuem nos dando alegrias por muito tempo. Andando por feiras de discos você não se pergunta como alguns vinis estão firmes e forte há mais de 30, 40 anos sem afetações na sonoridade? Pois não é nada impossível, sintetizamos os principais cuidados que você deve ter com seu disco de vinil:

• O primeiro cuidado que você tem que ter é ao manipular o seu disco. Evite ao máximo tocar no vinil, segure ele nas bordas ou pela etiqueta. Os dedos carregam muita sujeira, as impressões digitais carregam gordura – que são insolúveis na água – além de poeira.

• Não assopre o vinil achando que assim você elimina partículas de poeira. Na verdade, você vai acabar passando mais partículas abrasivas através do seu hálito.

• Os vinis devem sempre estar guardados ou expostos em lugares arejados e limpos com frequência. Ou seja, pouca umidade e temperaturas nas casas dos 15º a 30º celsius. Extremos de temperaturas podem causar empenamento do disco, ou seja, rachaduras ou fendas fatais para eles. Lembre-se também que umidade causa mofo e ele se alastra rapidamente, materiais vinilicos podem ser belos lares para fungos.

• Os discos devem se manter guardados nas suas respectivas capas protetoras. Use o plástico externo para proteger a capa e o plástico ou capa de papel interna para proteger o disco.

• Opte em guardar sua coleção de discos em lugares que eles fiquem na posição vertical. O material de vinil corre o risco de entortar se receber peso sobre si ou ficar exposto ao calor.

• Sempre que ouvir o vinil limpe ele antes de guardar. O disco de vinil possui eletricidade estática e acaba atraindo vários tipos de partículas que prejudicam a sonoridade do som ou ainda faz ele dar aos famosos “pulos” durante a execução das faixas.

• Limpe também o prato do aparelho que toca os vinis. Você pode usar um pincel macio, uma pequena escova ou um aspirador de pó portátil, do tipo usado para limpar estofamentos de carros.

• A escolha e a manutenção da agulha do aparelho de toca-discos também é importante. Por exemplo, em caso de discos estéreos as laterais da agulha apóiam-se nas laterais das ranhuras. Quando a agulha fica gasta, ela adquire faces pontiagudas que destroem facilmente estes sulcos do disco e precisam ser substituídas.

• Tenha cuidado ao colocar a agulha no disco, nunca solte-a em cima do mesmo. Arranhões de agulha quase sempre são irrecuperáveis.

• Lave o disco com água corrente e detergente neutro. Não tem problema se você molhar o selo porque ele servir como apoio para lavar o disco fazendo movimentos movimentos circulares com esponja de lavar pratos, lembre-se de usar a parte macia. Assim que lavado, deixe o vinil secar sozinho no escorredor de pratos e nunca o seque com pano e nem o deixe no sol.

Se você seguir essas dicas seus queridos LPs vão durar muito tempo ainda! Usa outras formas para manter o seu disco intacto, bonito e audível? No mais, coloca um vinil aí na vitrola!



Fonte: joaquimlivraria.wordpress.com

 

Nossa missão é oferecer efeitos de qualidade ao guitarrista brasileiro.

Copyright © PedalHandmade™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.