domingo, 13 de novembro de 2016

Filled Under: , ,

Segredos no cuidado do seu toca-discos

Dicas Disco Vintage

Se você já tem o seu toca-discos em casa, é hora de regular e nivelar seu aparelho para que ele funcione perfeitamente.

Pode parecer trivial, mas grande parte das pessoas que possui um toca-discos em casa não tem seu aparelho bem regulado. Principalmente o braço, a cápsula e a agulha, que são partes muito sensíveis e frágeis, devem ter um cuidado maior. Reunimos abaixo algumas dicas fáceis de executar para você regular em casa seu aparelho e ouvir seus bolachões com todo o potencial do toca-discos.

Evitando danos à agulha, sujeira, quedas e mudanças drásticas de temperatura, a regulagem pode durar anos. ATENÇÃO: se você não se sentir seguro ou não tiver as ferramentas necessárias, sugerimos que procure um técnico especializado que não vai danificar seu aparelho.

Limpeza



Se você tem seu toca-discos há algum tempo, ele pode estar com poeira ou resíduos que prejudicam seu funcionamento. Sim, às vezes uma poeira ou sujeira podem estar obstruindo partes do seu aparelho, principalmente se você nunca o limpou. Tente limpar o aparelho no mínimo uma vez por mês, tirando o pó e a gordura com um algodão ou pano limpo e úmido. Seque o toca-discos com um pano e deixe-o na sombra pra secar totalmente – nunca no sol.

A agulha também deve ser limpa. Você percebe que ela está suja quando não escuta o som com definição total – médios rachados e agudos abafados. Mas é preciso muito, muito cuidado ao tirar os resíduos da agulha. É muito fácil danificar uma parte tão sensível com uma limpeza caseira. O jeito mais fácil e que não vai causar nenhum estrago à sua agulha é colocar pra rodar um disco de vinil que acabou de secar depois de uma lavagem. As microquantidades de detergente com água se encarregarão de limpar a agulha do seu toca-discos.

Nivelamento


Antes de qualquer coisa, seu toca-discos deve estar em cima de uma superfície firme. Depois, é preciso verificar se o próprio toca-discos está nivelado. Alguns aparelhos possuem regulagem de altura nos pés ou no sistema de suspensão. Para saber se o aparelho está correto, basta usar uma ferramenta que mostra se a superfície está nivelada ou não. Já existem aplicativos para smartphones que simulam essa ferramenta, como mostrado acima.

Cápsula e braço


Outra parte do seu aparelho que deve estar alinhada e regulada é a cápsula, parte que comporta a agulha e que é presa com parafusos ao braço do toca-discos pelo shell. Com a agulha sobre o disco, o corpo dessa cápsula deve estar paralelo ao vinil, sem ficar mais para direita ou para esquerda. Se a cápsula não estiver alinhada com o disco, é porque o braço está torto ou porque a cápsula está mal presa ao shell. Vamos ver como arrumar os dois problemas que causam desequilíbrio entre canais e desgaste irregular da agulha e do seus vinis:



Exemplo de como usar o modelo abaixo

Para arrumar o posicionamento da cápsula no shell, você precisa usar um folha de papel com as mesma indicações do modelo abaixo. Existem modelos específicos para cada aparelho, mas se você não tiver o manual do seu toca-discos em mãos pode usar o modelo abaixo que o resultado será praticamente o mesmo. Depois de imprimir o modelo, faça um furo para o pino central do toca-discos e insira a folha de papel ali. Em seguida, leve o braço até o primeiro ponto de alinhamento, o mais longe do centro. Com a ponta da agulha quase tocando o ponto indicado para ela, coloque as laterais da cápsula alinhadas às linhas paralelas indicadas na folha – de acordo com a largura da cápsula. Você faz isso afrouxando um pouco os parafusos e apertando-os logo depois de mover a cápsula para regular com as linhas da folha.


Feito isso, leve a cápsula até o segundo ponto de alinhamento, o mais ao centro do disco. Se as laterais da cápsula estiverem alinhadas com as linhas da folha, o posicionamento da sua cápsula no shell está certo. Se as laterais estiverem um pouco fora, afrouxe os parafusos novamente e coloque a cápsula em um ponto médio entre as linhas do primeiro e do segundo ponto de alinhamento, porque dificilmente o alinhamento vai ficar igual nos dois pontos. Aperte os parafusos quando a cápsula estiver regulada no shell.



Se o braço do seu toca-discos estiver torto, é porque você deve regular o contrapeso dele. Com a agulha no descanso e destravada, gire o contrapeso do braço (sentido horário: diminui o peso; sentido anti-horário: aumenta o peso) até que ele flutue paralelo ao prato. Tenha calma para encontrar esse equilíbrio. Em seguida, se o seu toca-discos tiver dois contrapesos – um para o braço e outro para definir o peso de trabalho da agulha -, gire o contrapeso da agulha até que chegue ao peso especificado pelo fabricante da cápsula (se você não tiver o manual em casa, pode encontrá-lo na internet).




Caso o seu aparelho tiver um contrapeso para o braço e outro para a agulha, logo em seguida de equilibrar o peso do braço, trave-o no suporte de descanso dele. Com uma mão, segure com cuidado o contrapeso, e com a outra gire o anel com a escala numérica (como mostrado na foto acima) até que chegue na marca do zero. Depois, com apenas uma mão, gire o contrapeso no sentido anti-horário até que a escala numérica marque o peso determinado pelo fabricante da cápsula. Quanto mais pesado for o shell, maior será o contrapeso para não ocorrer desgaste da agulha e dos discos. Meio décimo de grama pode fazer a diferença no som.

Vertical Tracking Angle (VTA)

O VTA é o ângulo vertical do suporte da agulha com a superfície do disco. Se não estiver bem regulado, você vai perceber alterações nos graves e nos agudos do seu som. Infelizmente, alguns aparelhos não possuem essa regulagem.

Você ajusta o VTA numa regulagem na base do braço. O primeiro passo para regular o VTA, é deixar o braço paralelo ao prato. Como as cápsula são diferentes entre si, pode ser que você tenha que fazer pequenas alterações no VTA de acordo com cada uma delas. Você vai saber que está tudo certo quando os graves e agudos de uma música soarem claros e limpos.


Skating” é o termo usado para expressar a tendência do braço deslizar para o centro do disco enquanto ele estiver tocando. O skating causa desgaste na agulha e no seu disco de vinil. A regulagem do anti-skating compensa essa tendência e evita que ela aconteça. Algumas marcas de toca-discos não possuem essa função, infelizmente.

A parte de nivelamento do seu toca-discos com a superfície onde ele está é muito importante de ser feita antes de regular o anti-skating.

Como mostrado na foto acima, gire o anti-skating até que ele atinja o mesmo valor do contrapeso da agulha. A partir daí, com um vinil rodando, observe se a agulha está deslizando mais para o centro do disco. Caso esteja, diminua o valor do anti-skating até que você não perceba mais isso.

Fotos: Paula Moizes

Fonte:

noize.com.br/

emondo.com.br/

 

Nossa missão é oferecer efeitos de qualidade ao guitarrista brasileiro.

Copyright © PedalHandmade™ is a registered trademark.
Designed by Templateism. Hosted on Blogger Platform.